Gutman_Caroline_VW-1-1200x795

LD 386 * SAI, ZICA! * Só nos pulsos

Salve!

Enfim os primeiros sinais do verão se fazem presentes e Netuno tira o pé do acelerador. É isso aí, infelizmente a fase ativa, que já se estendia por diversas semanas foi congelada. Palavra, aliás, que não combina com o novo ciclo de temperaturas elevadas típicas da próxima estação.

Os prognósticos, no entanto, não são de tudo desanimadores, uma vez que o fluxo de tempestades na altura dos 40º sul continua intenso. O que mudou é que agora elas não se mostram mais tão organizadas e concentradas, e ainda tendem a se deslocar mais rapidamente para o meio do Atlântico. Na prática, isso significa a ausência dos fatores necessários para o nascimento de swells de verdade como os que estávamos tendo até recentemente.

E por falar neles, o swell n.16, o de saideira da fase ativa, veio incrivelmente limpo e alinhando, brindando os astutos que nele acreditaram com uma 3ª e 4ª feira de altas ondas, com destaque para o litoral norte paulista.

Resta agora torcer para que essa fase não tenha vindo para ficar, e agradecer pela incrível consistência da primavera, pois 16 ondulações em uma estação (e ainda faltando cerca de 10 dez dias para terminar) não ocorrem todo ano.

Que Netuno seja bondoso e nos conceda um verão generoso.

Sem mais delongas, vamos ao detalhes do FDS magro. Afinal, é magro, mas não é zerado!

RESUMO LD

 

SÁBADO –12 DE DEZEMBRO

 

TEMPO: Quente e ensolarado, com possibilidade de aumento de nebulosidade a tarde, e no máximo chuva leve e passageira.

VENTOS: Sem vento cedo, leste/sudeste a leste moderado ao longo do dia, aliviando no fim de tarde.

ONDAS: Flat a meio metrinho de sudeste.

TENDÊNCIA: O sabadão promete um dia bacana de praia e nada de muito mais.

Sem nenhuma fonte consistente de ondas – apenas um micro pulso de sul/sudeste, fraco, inconsistente e picado – a expectativa é apenas de algumas marolas, e muitos picos sem condição alguma.

Dia bom pra molecada com até 30 kg, ou para os merrequeiros safados e assumidos. Se vc é um deles, escolha um super preferencial da vez e aposte nas trocas de marés, e também o fim de tarde. Com sorte, e a prancha certa, dá pra forçar uma barra.

Quanto ao tempo, pelo calor, ainda que sem sinalização de sol (mais para mormaço mesmo), também vale apostar na praia.

divisoria-tridente

DOMINGO – 13 DE DEZEMBRO

 

TEMPO: Quente e ensolarado, sem sinal de chuva.

VENTOS: Padrão bem calmo. Sem vento na maior parte do dia, e leste moderado ao longo da tarde.

ONDAS: Meio metro de sul.

TENDÊNCIA: O domingão deve manter o clima de verão e agora com um novo reforcinho de sul pra alimentar a esperança e aliviar a fissura.

O suposto swell n.17 esperado para esse FDS foi gradativamente se enfraquecendo (na previsão) até se tornar apenas um suave pulso esperado para hoje.

Não é nada especial, mas dentro do novo cenário mais devagar pós-swell n.16 (e possivelmente até o fim da estação), poderemos ter meio metro interessante, aproveitando as amplas variações de marés e também o favorável padrão de ventos.

Se levarmos em consideração que é um dos últimos FDS antes da descida em massa rumo ao litoral, o tempo bom e os indicativos positivos de qualidade do meio metro, pode valer a pena.

SEQUÊNCIA

Semana fraca e lestada, sem destaques.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Ondas fracas e lestadas e a esperança de um novo pulso de sul.

 

Por enquanto a indicação é de um sábado fraco e lestado e no máximo um possível pulso (quem sabe, um swell) de sul, entre domingo e 2ª feira.

Seguimos de olho!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA NOVA

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 12/12/2015     

03:47  1.2

10:41  0.3

15:36  1.1

22:54  0.0

 

DOM 13/12/2015   

04:21  1.2

11:24  0.4

16:02  1.0

23:39  0.1

 

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:7h

Nascer do Sol: 06:10h 
Pôr do Sol: 19:39h    
Última luz: 20:03h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE DISPENSÁVEL

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

A fartura cega na abundância e machuca na escassez.

 

 

 

 

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

Blue room

LD 385 * MAIS UMA TRINCA * Swells n.15, 16 & 17

Salve!

A Primavera não deixou por menos e nos entregou mais uma semana de altas ondas, com direito a muitos tubos e sessions de gala. Sorte de quem pegou e desespero pra quem ficou aprisionado na Babilonia.

Mas Netuno pouco se intimida com a proximidade do verão e continua mandando um atrás do outro, mantendo a fase ativa do Atlântico Sul. Para esse FDS temos a continuação do swell n.15, rendendo um surf interessante focado no domingo.

Pra semana que vem já temos o swell n.16 na agulha para 3ª, 4ª e 5ª, com bom potencial, e possivelmente um n.17 ainda mais servido para o outro FDS. Por enquanto, o El Niño parece positivo na nossa conta.

E por falar nele, temos como destaque também a luz verde no domingo para o “Peahi Challenge”, primeira competição oficial da história em Jaws, com um enorme bomba esperada para o evento.

Além disso, no dia 8 abre-se a janela do esperado Pipe Masters, última e decisiva etapa do WSL 2015, onde tudo pode acontecer – incluindo obviamente um novo campeão mundial brasileiro, ou o bicampeonato de Gabriel. Vai Brasil!

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –5 DE DEZEMBRO

 

TEMPO: Nebulosidade Alta (céu esbranquiçado), temperaturas elevadas e risco de chuva rápida à tarde. Melhor dia de praia.

VENTOS: Sem vento pela manhã, sudeste moderado à tarde e leste suave no fim do dia.

ONDAS: Meio a um metro de sul, com as maiores pela manhã.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 11 a 12s, moderado e baixando + LESTE, 6s, fraco.

TENDÊNCIA: O sabadão traz o segundo dia de onda do swell n.15 (que teve ápice na 6ª) e potencial para cerca de um metro no mais expostos de sul a sul/sudeste pela manhã, baixando ao longo do dia.

A queda matinal tem bons indicadores de qualidade e vale a checada cedo, com maré seca e enchendo lentamente até cerca de 12:30hm, com baixa/média amplitude, e praticamente sem vento – ou uma brisa terral. Pode ser um dos melhores momentos do FDS, e quase certamente o maior.

Ao longo do dia poderemos ter a incidência de algum vento sudeste, mas nào parece consistente e não deve impossibilitar o surf. Sendo assim, ficamos ao sabor das variações de marés para planejar o surf, que deve rolar o dia todo.

Quanto ao tempo, pelo calor, ainda que sem sinalização de sol (mais para mormaço mesmo), também vale apostar na praia.

divisoria-tridente

DOMINGO – 6 DE DEZEMBRO

 

TEMPO: Tempo encoberto, temperaturas mais limitadas e risco de chuva intensa (e prolongada) no fim do dia/ início da noite. Início de uma nova frente fria.

VENTOS: Sudeste fraco a moderado, virando para sudeste ao longo da tarde.

ONDAS: Meio metro de sudeste a sul/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL/SUDESTE, 10s, fraco + LESTE, 7s, fraco.

TENDÊNCIA: O domingão deve ser um dia de mudança no tempo e ondas em franco declínio, devendo quebrar, na média, com cerca de meio metro de sudeste.

Os ventos agora viram de sudoeste desde cedo e assim ficam na maior parte do dia, girando para sudeste no do meio pro fim de tarde.

Sendo assim, pra quem quiser buscar a valinha, ciente de suas limitações, melhor ir pela manhã, ainda com menos vento e principalmente pelo risco de chuva (forte) na segunda metade do dia.

No geral, sem muita expectativa, tanto de ondas quanto de tempo, o que vier é lucro.

SEQUÊNCIA

Swell n.16 ilumina a semana!

 

Segunda-feira: Mar começa a se transformar e esboça os primeiros sinais do swell n.16, mais nítidos à tarde, ainda sem muita qualidade devido aos ventos ativos. Segue a chuva.

Terça-feira: Swell n.16 evolui e aquebra com 1 a 1,5m de sul, podendo render bons momentos. Tempo melhora.

Quarta-feira: Swell gira para mais para sul/sudeste e quebra com um metrão e possíveis maiores pela manhã e depois declina. Vento leste na área.

Quinta-feira: Meio metro/ meio metrão de sudeste, quase sem vento pela manhã.

Sexta-feira: Valinhas fracas, meio metrinho a meio metro de sudeste. Ao longo do dia, possível 1º contato do swell n.17, de sul.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Provável Swell n.17.

 

Correndo tudo bem, nossa Pelota aponta firme para um swell servido e com alto período capaz de bater ou passar 1,5m de sul, e com ventos inicialmente positivos!

Tempo deve esquentar ao longo do FDS e pode render um belo domingão!

Seguimos de olho!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA MINGUANTE

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 05/12/2015     

04:53  0.5

12:23  0.9

17:45  0.4

23:38  0.9

 

DOM 06/12/2015   

05:56  0.5

12:30  1.0

18:36  0.3

 

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:45h

Nascer do Sol: 06:08h 
Pôr do Sol: 19:34h    
Última luz: 19:58h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE APENAS OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Eu não o senhor do tempo, mas eu sei que vai chover.

CBJ

 

 

 

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

SANT

LD 384 * BROWN FRIDAY * Swells n.14 & 15

Lama tóxica dominando rio e mar, economia movediça, estádios assumidamente superfaturados, políticos descaradamente caras de pau e o país cada vez mais patinando pra sair da merda. Definitivamente a sexta-feira (assim como os outros dias ou meses recentes) está muito mais para marrom do que pra qualquer outra cor.

Dentro dessa vibe, até Netuno deu uma desanimada e deve restar apenas umas valinhas lestadas e provavelmente pouco cobiçadas para esse FDS, devidamente acompanhadas de uma virada no tempo e nos ventos.

Felizmente, pra quem pode, a expectativa é que a próxima semana seja recheada de ondas, incluindo bons ventos em alguns dias. Se tudo correr “bem”, tem mais ondas para o próximo FDS.

Vamos ao que interessa, pois o mar, assim como tudo na vida, HÁ de melhorar!

RESUMO LD

 

SÁBADO –28 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Nebulosidade Alta (céu esbranquiçado), temperaturas elevadas e risco de chuva à tarde, no estilo pancada.

VENTOS: Lestada moderada, com provável brecha pela manhã.

ONDAS: Meio metro de leste a leste/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUDESTE, 10s fraco + LESTE, 6s, fraco.

TENDÊNCIA: O sabadão promete um pequeno mix de sudeste + leste, ambos fracos, que pode proporcionar cerca de meio metro nos mais expostos de leste/sudeste.

Uma boa aposta para um surf despretensioso deve ser o período da manhã, aproveitando a maré secante a o momento mais ameno do vento, que deverá ganhar velocidade e soprar frontalmente nos preferenciais da vez. Ainda assim, não aparenta ser uma daquelas lestadas insanas e pode aliviar um pouco no fim da tarde novamente, assim que a chuva se for.

Já nos picos de sul a sul/sudeste deveremos ter no máximo meio metrinho, mas alguns deles podem contar com momentos de terral.

divisoria-tridente

DOMINGO – 29 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Tempo encoberto, chuvoso e com temperaturas em declínio. É o início de uma nova frente fria.

VENTOS: Breve noroeste matinal e virada para sudoeste moderado a forte ao longo do dia.

ONDAS: Meio metrinho a meio metro de leste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 7s, fraco + SUL/SUDOESTE, 5s, fraco.

TENDÊNCIA: O domingão deve ser um dia de virada no tempo e intersecção nas ondas, apresentando o resíduo lestado final e os primeiros sinais, ainda brutos e tímidos, do novo swell n.14 que vem de fato só na próxima semana.

Sendo assim, o surf deve ser pequeno e lestado logo cedo, ainda aproveitando do vento noroeste pré-frontal, e ao longo do dia o sudoeste entra bufando pra complicar tudo.

Possivelmente, no fim do dia já ensaie alguma reação nos mais expostos de sul/sudoeste, mas ainda muito desorganizadamente. O dia deve ser dos picos lestado, mas sem muita expectativa, e já ciente das viradas do tempo e dos ventos.

SEQUÊNCIA

Swell n.14 garante o surf!

 

Segunda-feira: O swell n.14 sobe gradativamente e pode passar de 1m até o fim do dia. Ponto negativo para o vento sudeste ativo, prejudicando a qualidade. Fechado e chuvoso.

Terça-feira: Provável ápice do swell, com cerca de 1 a 1,5m de sul e vento virando de sudeste para leste (ainda com alguma dose de incerteza, merecendo acompanhamento). Pode ficar “do jeito”.

Quarta-feira: Um metro de sul a sul/sudeste, com possíveis maiores pela manhã, baixando ao longo do dia. Vento leste praticamente garantido.

Quinta-feira: Meio a um metro de sul/sudeste, baixando e com vento leste.

Sexta-feira: Valinhas fracas e lestadas, com possível primeiro contato do swell n.15, de sul e com alto período.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Possível Swell n.15.

 

Ainda meio incerta, nossa Pelota aponta para um possível swell moderado de longo período, de sul, e também para a possibilidade de um pequeno centro de baixa próximo à costa.

Mantendo-se esse cenário, dá pra apostar em cerca de 1m de sul e ventos em mudança ao longo do FDS, assim como o tempo, mais quente no sábado e chuvoso no domingo.

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA CHEIA

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 28/11/2015     

04:24  1.1

11:23  0.4

15:39  1.1

23:53  0.1

 

DOM 29/11/2015   

04:54  1.1

12:04  0.5

16:09  1.1

 

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:51h

Nascer do Sol: 06:14h 
Pôr do Sol: 19:35h    
Última luz: 19:59h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE APENAS OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e os justifique.

Nelson Rodrigues

 

 

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

* LD 383 * DE GRÃO EM GRÃO * Swells n.12 & 13 & 14 *

Salve! O El Ninõ 15/16 segue se intensificando e deve ser um dos mais poderosos das últimas décadas. Conforme já abordamos em anos anteriores, não existe um estudo sobre o impacto deste fenômeno no regime de ondas no Atlântico Sul – provavelmente uma das “fatias do oceano” que menos desperta interesse dos estudiosos.

O que sabemos, além da tendência de chuvas mais intensas no sul e estiagem no norte do país, é que no atual momento inúmeras tempestades têm pipocado da latitude 30º sul para baixo (em direção a Argentina), e isso significa um ritmo bastante ativo de formação de swells para as regiões sul e sudeste do Brasil.

Nada comparado ao volume e intensidade das bombas do Pacífico, Índico e Atlântico Norte, mas ao menos não precisamos pagar um Dólar a quatro Reais pra surfar nosso quintal…

E falando nisso, temos para este final de semana um combo swell com dupla fonte de ondas que deve trazer um surf satisfatório para justificar as longas horas de estrada até se atingir nosso tão querido litoral.

Já sabendo que o mar vai subir, vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –21 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Nova frente fria deixa o tempo encoberto, com risco de chuva na parte da manhã e temperaturas bem mais amenas.

VENTOS: Sul/sudeste moderado, perdendo intensidade ao longo do dia e virando para leste durante a tarde.

ONDAS: Um metrinho/1m de sul/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE/SUDESTE, 11s fraco a moderado + SUL/SUDOESTE, 8 a 9s, moderado.

TENDÊNCIA: As movimentações no Atlântico Sul se anteciparam um pouco e por isso deveremos ter já no sábado uma ondulação de dupla alimentação. O swell n.12 vem na forma de um combo leste/sudeste + sul/sudoeste capaz de trazer ondas na casa de um metro nos picos mais expostos. Vale destacar que esse dia deve apresentar o ápice do swell nos picos de sul.

O período da manhã, com maré enchendo até a hora do almoço e vento sul abrandando, já deve trazer ondas maiores que a véspera e, ainda que a qualidade possa não estar das melhores, já deveremos ter uma condição de surf.

Como a tendência é o vento abrandar (pode até dar uma parada), as ondas podem melhorar no início da tarde, caso o pico aceite bem maré cheia. Daí em diante a tendência é o vento girar para leste, mas ainda sem muita intensidade, oferecendo condição de surf na maioria dos picos devido a interação de duas direções na composição do swell, e também à ausência de ventos muitos intensos.

Quanto ao tempo, um dia bem mais fresco, encoberto, mas com risco de chuva apenas de manhã, devendo rolar uma praia para os menos exigentes.

divisoria-tridente

DOMINGO – 22 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Deve voltar a oferecer boas aberturas e o sol faz as temperaturas máximas se elevarem novamente. Há risco de chuva na madrugada para segunda.

VENTOS: Lestada moderada o dia todo.

ONDAS: Meio a um metro de sul/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 10 a 11s, moderado + LESTE/SUDESTE, 10 a 11s, fraco a moderado.

TENDÊNCIA: O domingão traz a sequência ainda bem servida do swell n.12, associada a uma melhora no tempo e predomínio de ventos ativos do quadrante leste.

As ondas parecem bem definas de sul/sudeste e deve manter pressão linear para cerca de um metro o dia todo, agora aproveitando-se de variações de marés mais amplas.

O destaque do dia deve ser os ventos onipresentes de leste, tornando a busca mais específica para os picos que o aceitam melhor. Deve render um dia de muito surf e ainda contarmos com a presença do sol!

SEQUÊNCIA

Semana animada com swell n.13 de quarta para quinta.

 

Segunda-feira: O swell n.12 ainda segura cerca de um metro declinante de sul/sudeste, com ventos novamente predominando de leste. Sinalização de chuva intensa durante o dia.

Terça-feira: Meio metro com séries de até um metrinho de sudeste pela manhã, agora com vento sudoeste entrando durante o dia.

Quarta-feira: Esta manhã deve ser o momento mais fraco da semana, com cerca de meio metrinho a meio metro de sudeste. O fim do dia pode trazer os primeiros sinais do swell n.13, de sul.

Quinta-feira: Swell n.13 reage gradativamente ao longo do dia e pode trazer ondas na casa de um metro de sul, especialmente durante a tarde, devidamente acompanhado de vento leste ativo.

Sexta-feira: O swell n.13 ainda deve segurar cerca de meio a um metro com maiores de sul, começando a declinar. A lestada continua e deve ganhar ainda mais velocidade.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Pulso de sudeste & Possível swell n.14.

 

Netuno continua com a corda toda e a chapa também parece quente no longo prazo. Deveremos ter ondas de sudeste com até um metro e há também a sinalização de um novo ciclone na altura da Foz do Prata por volta de quinta-feira. Caso se confirme, este sistema tem tudo para gerar um swell n.14 por volta do domingo, de sul, e praticamente emendando com o anterior. Ou seja, o surf não vai parar!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA CRESCENTE.

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 21/11/2015     

05:45  0.3

13:13  1.0

18:53  0.4

 

DOM 22/11/2015   

01:26  1.1

16:49  0.2

13:47  1.1

19:32  0.3    

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:46h

Nascer do Sol: 06:09h 
Pôr do Sol: 19:24h    
Última luz: 19:48h

Temperatura da água: 25º. NEOPRENE APENAS OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Não é quando queremos, é quando a natureza permite.

 

 

FOTO: PEDRO ABREU

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

liquid-dreams-surf-forecast-sao-paulo (20)-1600x1068

LD 382 * DEVAGAR, MAS NEM TANTO * Swell n.11, 12 & 13

Salve! Sexta-Feira treze morna para o surf paulistano, com poucas ondas no litoral e um cardápio supostamente fraco para o FDS. E é aí que se abre espaço para surpresas.

Quando sabemos que não há muito por vir, por vezes já acreditamos que pode ser nada. E não deve ser bem assim.

A esperança de uma brincadeira recai sobre o leve reforço de sudeste para o sábado e os primeiros sinais do swell n.11, de sul, ao longo do domingo. Este dia, inclusive, já deve trazer algum caldo na parte da tarde, e pode até ficar interessante.

Se levarmos em consideração que o próximo FDS vai ser prolongado em função do feriado de 6ª feira (vai ter surf), e tipicamente o FDS que antecede um desses tem menos gente em direção ao litoral, a equação pode ficar mais atrativa.

Meio copo pode ser um copo meio vazio ou meio cheio. Como tudo na vida, depende dos olhos de quem vê.

Sem mais delongas, esqueça deixemos o meio copo e vamos pro meio metro!

RESUMO LD

 

SÁBADO –14 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Temperaturas elevadas, nebulosidade alta e risco de chuva. Dia mais quente do FDS.

VENTOS: Noroeste fraco pela manhã, virando para sul, fraco a moderado, ao longo do dia.

ONDAS: Meio metrinho a meio metro de leste/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 8s fraco + SUDESTE, 8s, também fraco.

TENDÊNCIA: O sabadão promete um dia abafado – o último antes da frente fria e já com possível virada de tempo – e valinhas de pequeno porte que podem até render uma diversão despretensiosa.

Uma pequena dose de otimismo é possível devido ao novo e suave pulso de sudeste (que se junta ao já presente e também suave pulso de leste) e também às razoavelmente amplas variações de marés.

Logo cedo vale o confere com meia maré secando e brisa noroeste, mais liso. Ao longo do dia é esperada a entrada do vento sul, mas não indica rasgar. Se isso ocorrer, ainda dá pra aproveitar a troca do meio do dia e o início da secante novamente no fim de tarde.

divisoria-tridente

DOMINGO – 15 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Encoberto e agora com temperaturas bem mais amenas. Risco de chuvisco ocasional.

VENTOS: Sul fraco a moderado, amenizando ao longo da tarde.

ONDAS: Reagem de sul ao longo do dia e podem chegar a meio a um metro.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 7 a 9s, subindo de leve + LESTE, 7s, fraquinho.

TENDÊNCIA: O domingão deve trazer uma reação gradativa, de sul, com os primeiros sinais do swell n.11 – gerado no ciclone que adiou o jogo das Eliminatórias da Copa, na Argentina.

Essa subida deve progressiva, e por isso logo cedo ainda deverá estar menor. Também é esperado um sopro fraco a moderado de sudoeste, perdendo força.

Vale destacar que essas ondas têm boa influência de sudoeste, e por isso os picos “mais de sul” mesmo levam vantagem.

Sendo assim, vale a pena investir em um deles e ficar a postos, já com atenção a maré enchente após o almoço, que pode ajudar no processo de reação.

Típico dia que pode surpreender positivamente, especialmente aos que que mirarem nos picos certos e estão dando o FDS como morto de ondas. No mínimo meio metrão deve rolar, e vale esperar até o fim de tarde.

SEQUÊNCIA

Swell n.11 no começo da semana e depois pulsos lestados seguram o surf.

Segunda-feira: Swell n.11 atinge o ápice e rola cerca de um metro de sul com possíveis maiores nos mais expostos, sem vento cedo e com sudeste fraco ao longo do dia.

Terça-feira: Meio metro/ 0,5m+ de sul/sudeste, baixando, com vento leste apertando ao longo do dia.

Quarta-feira: Meio metro de sudeste, com vento leste.

Quinta-feira: Novo pulso traz meio a um metrinho de sudeste com influência de leste.

Sexta-feira: Meio metro lestado, podendo subir à tarde.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Possível dupla de swells novos

Perspectivas positivas, indicando o swell n.12 (ou ao menos um pulso de leste/sudeste) na casa de um metrinho/1m para o sábado e um possível swell de sul (n.13) para o domingo, de sul, podendo passar de 1m.

Por enquanto, parece bom. Que siga assim!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA NOVA PARA CRESCENTE.

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 14/11/2015     

04:23  1.2

11:28  0.4

16:04  1.0

23:53  0.2

 

DOM 15/11/2015   

04:56  1.1

12:15  0.5

16:26  0.9      

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:55h

Nascer do Sol: 06:11h 
Pôr do Sol: 19:20h    
Última luz: 19:44h

Temperatura da água: 25º. NEOPRENE APENAS OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Permita-se a surpresa.

 

 

FOTO: MARIA CLAUDIA HOLZHACKER

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

liquid-surf-previsao-ondas-sao-paulo (7)-1600x1067

LD 381 * SEPTEMBER FEELINGS * Swell n.10

Salve! Os últimos dias têm sido marcados por mudanças de últimas horas nas condições e desvios atípicos nas previsões como um todo.

A redução da confiabilidade dos modelos ocorreu (e ainda ocorre) devido a presença de pequenos e súbitos centros de baixa pressão próximos a costa, o que acarreta em ventos inesperados, pistas bem próximas do litoral e também chuvas.

Essa vulnerabilidade meteorológica está lembrando muito o mês de setembro, conhecidamente como um dos mais instáveis do ano, e pode estar relacionada ao fortalecimento do El Niño no Pacífico.

Com a “guarda baixa” e sem um padrão bem definido na sequência dos sistemas de baixa e alta pressão que se intercalam, e não geram gradientes de pressão mais explosivos capazes de trazer grandes swells, deveremos também entrar em uma fase mais branda de ondas, sem nada de maior porte pintando para o médio e longo prazo.

Sorte nossa que para esse FDS temos o segundo e mais potente estágio do swell n.10, podendo inclusive beliscar um HIGH SURF ADVISORY nos mais expostos de sul a sul/sudeste! Resta agora os ventos nos ajudarem…

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –7 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Encoberto, com risco de chuva persistente e temperaturas amenas.

VENTOS: Sudeste moderado (mais brando cedo) podendo virar para leste ao longo da tarde.

ONDAS: 1,5m+ sul a sul/sudeste, com séries batendo ou passando os 2m nos mais expostos.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 14 a 15s, forte e no ápice + LESTE, 6 a 7s fraco.

TENDÊNCIA: O sabadão promete um novo e ainda maior estágio do swell n.10, mas infelizmente acompanhado de um nefasto vento sudeste bem ativo.

Mesmo com as surpresas dos últimos dias, acreditamos que o ganha de potência e tamanho está garantido. Agora, se o vento sudeste entrar como as últimas leituras indicam, esse potencial pode ser limitado, além, lógico da qualidade,

A expectativa é que as ondas reajam ao longo da maré enchente e atinjam a zona do ápice pouco antes do almoço. Como logo cedo parece mais calmo, vale a checada.

Ao longo da tarde, e com a maré secando, a esperança é que o vento vire para leste (quanto mais tarde, maiores as chances, mas sem garantia) a tenhamos uma melhora de qualidade em nos picos onde ele é terral.

Ondas nós teremos, e com fatura. Agora é torcer pro vento “surpreender”.

divisoria-tridente

DOMINGO – 8 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Encoberto e com risco de chuva intensa e concentrada ao longo da tarde.

VENTOS: Leste moderado.

ONDAS: Um metrão a 1,5m de sul a sul/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 12s, moderado a forte e baixando + LESTE, 6s, moderado.

TENDÊNCIA: O domingão traz a sequência do swell n.10, agora com indicativos mais “seguros” de vento leste, e com ele a possibilidade de tubos em picos selecionados.

A tendência é claramente declinante, mas ainda com boa pressão e potencial para chegar a 1,5m nos mais expostos de sul a sul/sudeste, especialmente nas trocas de marés, que agora tem maior amplitude.

Nos picos “certos” deve rolar surf non-stop, e provavelmente com boa qualidade. As únicas ressalvas ficam por conta da possível chuva intensa e do risco do vento virar para sudoeste no fim do dia (algo que sumiu nas últimas leituras.

Dependendo do desempenho do mar e das decisões da direção de prova, pode proporcionar um ótimo dia para encerrar o WQS em Maresias.

 

SEQUÊNCIA

Gira para leste e vai perdendo pressão gradativamente ao longo da semana, esquentando cada vez mais.

 

Segunda-feira: As ondas ganham influência de leste e quebram com cerca de 1m a um metrão, com vento sudoeste ao longo dia.

Terça-feira: Meio a um metro de leste/sudeste e a volta do sol. Vento ainda oscilando entre sudoeste e sudeste ao longo do dia, sem muita intensidade.

Quarta-feira: Meio metro de leste/sudeste, com vento sudeste fraco a moderado no meio do dia.

Quinta-feira: Potencial para meio metrinho a meio metro de leste.

Sexta-feira: Meio metrinho lestado.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Swell n.10 garante o FDS!

No momento nenhuma movimentação importante ou bem definida é captada pela nossa Pelota Mágica.

Caso siga dessa forma, a expectativa é de ondas pequenas de sudeste, na casa de meio metrinho a meio metro no sábado e meio metro ou um pouco mais no domingo, com predomínio de vento sudoeste.

Seguimos de olho!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA MINGUANTE PARA NOVA.

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 07/11/2015     

05:49  0.4

12:09  1.0

18:11  0.3

23:47  1.1

 

DOM 08/11/2015   

06:34  0.3

12:23  1.1

18:51  0.2

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:54h

Nascer do Sol: 06:10h 
Pôr do Sol: 19:20h    
Última luz: 19:44h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE RECOMENDADO EM FUNÇÃO DO VENTO.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

A ausência de certezas já é uma certeza por natureza.

 

 

FOTO: PEDRO ABREU

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

liquid-surf-previsao-ondas-sao-paulo (10)-1600x1067

LD 380 * SAÚDE! * 8 anos de LD + Swells n.8, 9 & 10

Salve!

Após um FDS muito complicado de ondas e tempo, o início da última semana presenteou alguns felizardos com pelo menos dois ótimos dias de ondas e muito calor.

Mais uma vez o início da semana foi marcado por condições incríveis para quem pode caçar as ondas, tanto na 2ª quanto na 3ª feira.

Nesse momento temos a segunda parte do swell n.8 ganhando corpo na forma de um swell lestado de vento gerado próximo a costa e devendo ser a principal fonte de ondas para o feriadão. Com foco certo e atenção aos momentos certos, deve dar pra fazer um surf divertido.

Como de costume nessa data, a previsão é também de muita chuva e tempo complicado. Ainda bem que o sábado ainda deve nos oferecer uma praia interessante e possibilidade real de sol.

Momento crucial também na corrida pelo título mundial de surf de 2015, após a final brazuca em Portugal e com a inédita possibilidade de 3 brasileiros – Mineiro, Filipe e Medina – erguerem o caneco e mantê-lo no Brasil. Isso sem falar no meteórico ano de estreia de Ítalo Ferreira, quase certo “Rookie of the year”. Parabéns Filipe Toledo pela vitória em Portugal!

 

WQS MARESIAS COM SWELLS DE VERDADE!!

E pra aquecer as turbinas pro Havaí, temos já na próxima semana o SP Prime em Maresias pelo WQS com a nata do Brazilian Storm e uma porção de gringos do WSL também. Mais importante, teremos 2 swells de reponsa, com direito a HIGH SURF ADVISORY na janela de espera (3 a 9/Nov)! Esse promete…

 

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –31 DE OUTUBRO

 

TEMPO: Melhor dia de tempo do feriado! Sol com algumas nuvens, calor e sem sinalização de chuva (ainda). Praia garantida!

VENTOS: Brisa nordeste matinal, sudeste moderado no meio do dia, virando para leste ao longo da tarde.

ONDAS: Meio metrão a um metro de leste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 8s, moderado e baixando, atuando praticamente solo.

TENDÊNCIA: O sabadão de Halloween tem no cardápio as ondas da fase lestado do swell n.8, graças aos ventos que sopram deste quadrante na costa paulista desde 5ª.

A expectativa é de pressão razoável, podendo bater um metro nos mais expostos, porém ainda ameaçada pelos recentes ventos, situação típica deste perfil de ondulação.

Os ventos prometem dar uma brecha nesta manhã e é justamente aí uma das melhores apostas do dia – quanto antes, mais seguro, já que o sudeste deve voltar bem vivo ao longo do dia, e manter-se de leste até o fim de tarde.

Vale lembrar que a maré amanhece bem cheia e seca até meio dia e meia, com baixa/média amplitude, e diminuindo.

Outro destaque deve ser o tempo, trazendo o melhor que presenciaremos durante todo o feriadão!

divisoria-tridente

DOMINGO – 1 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Em costa a nova frente fria, cobrindo o céu e derrubando as temperaturas. Risco de chuva progressiva e contínua, começando a qualquer momento.

VENTOS: Sudoeste fraco a moderado dia todo, com eventuais brechas.

ONDAS: Meio metro lestado, com possíveis maiores pela manhã.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 7 a 8s, fraco a moderado, atuando praticamente solo.

TENDÊNCIA: O domingão traz a sequência do suave swell n.7 e provavelmente os primeiros sinais do n.8 até o fim do dia.

O Domingão de Todos os Santos e traz a continuação das ondas lestadas, declinando de leve mas ainda vivas, com potencial para cerca de meio metro com maiores nos mais expostos de leste.

O tempo deve mudar gradativamente e com ele a chegada do vento sudoeste. Dessa forma, os preferenciais de leste de cada região continuam sendo a melhor pedida, e agora com alguns deles oferecendo inclusive terral.

Dessa forma, vale focar nesses picos e atentar-se principalmente às pequenas variações de marés, devendo rolar um surf de pequeno porte ao longo de todo o dia.

Como destacado, o tempo fecha de vez e é esperado o início da chuva que deve se estender pela maior parte do feriado (ou por inteiro).

De quebra, completamos neste domingo 8 anos de serviços ininterruptos, 100% gratuitos e comprometidos de previsão de ondas no litoral paulista. Tim, tim!

 

SEQUÊNCIA

Swells n.9 e 10 apimentam a semana e podem trazer HIGH SURF!

 

Segunda-feira: As ondas lestadas continuam na área com cerca de meio metro e possíveis maiores ao longo do dia. Destaque para o intenso vento leste sinalizado na 1ª metade do dia (atrapalhando os preferenciais da vez) e a possibilidade de uma virada extrema para oeste/sudoeste durante a tarde, mudando totalmente o cenário caso isso ocorra. Dia que deve ser marcado por transformações no mar e muita chuva, como de costume no Dia de Finados.

Terça-feira: Meio a um metro de sudeste, com vento sudoeste. Ao longo da tarde já poderemos ter o primeiro contato do swell n.9, e as ondas podem passar de um metro de sul.

Quarta-feira: Ápice do swell n.9, com potencial para cerca de um metrão de sul, com vento fraco a moderado do quadrante sul (sudoeste a sudeste). Risco de muita chuva. Vale ficar atento.

Quinta-feira: Começa o dia com cerca de meio a um metro de sul e ao longo do dia é esperado o primeiro e bombástico contato do swell n.10, com as ondas de sul batendo ou passando 1,5m. Vento sudeste virando pra leste. Por enquanto, é HIGH SURF ADVISORY, e pode ficar do jeito!

Sexta-feira: O swell n.10 segue bombando, com potencial para 1,5m+ de sul/sudeste e aparente vento leste. Mais um dia pra ficar antenado!

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Swell n.10 garante o FDS!

Cenário positivo com a indicação da continuação do swell n.10, ainda devendo segurar pelo menos um mero/1m+ de sul, declinando e com padrão aparentemente calmo de ventos.

Temperaturas devem subir e o surf parece promissor, incluindo uma provável extensão para o início da semana seguinte.

 

Seguimos atentos.

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA MINGUANTE

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 31/10/2015     

05:02  1.0

12:26  0.5

16:21  1.0      

 

DOM 01/11/2015   

01:00  0.3

05:38  0.9

13:13  0.6

16:58  1.0

 

SEG 02/11/2015     

01:54  0.3

10:30  0.8

14:09  0.7

17:34  0.9

21:17  0.6

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:57h

Nascer do Sol: 06:18h 
Pôr do Sol: 1911h    
Última luz: 19:35h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Valeu a todos pela força ao longo desse 8 anos de história do LD de forma independente e sem rabo preso. Viva a Pelota mais afiada do Brasil.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Sem saber que era impossível, foi lá e fez.

Jean Cocteau

 

 

FOTO: PEDRO ABREU

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

Storm_91C_01_nov_2006_2030Z-1307x1200

LD 379 * MONTANHA RUSSA * Swells n.7 & 8

Salve!

Após um FDS muito complicado de ondas e tempo, o início da última semana presenteou alguns felizardos com pelo menos dois ótimos dias de ondas e muito calor.

Seguimos na batida das oscilações bruscas de temperaturas, ventos e choque de massas típicos da estação, e isso contribui, logicamente, para a formação de tempestades capazes de nos entregar mais swells.

Teremos para o sábado o suave n.7 e para o fim do domingo e início da próxima semana o n.8. Destaque para a longa lestada que pode durar toda a semana e culminar em um FDS bem interessante para os picos lestados.

Já no cenário global, todos os holofotes virados para a costa do Pacífico no México, onde nesse exato momento o país é atingido pelo maior furacão de sua história. Toda nossa energia para os hermanos.

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –24 DE OUTUBRO

 

TEMPO: Nova frente fria na área deixa o tempo encoberto com possíveis aberturas e risco de chuva leve ao longo do dia. Começa a esfriar.

VENTOS: Sudeste fraco a moderado o dia todo.

ONDAS: Meio a um metrinho de sul.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 9 a 11s, suave e declinando + SUDESTE, 9 a 10, fraco.

TENDÊNCIA: O sabadão tem no cardápio o modesto swell n.7 com ondas de sul a sul/sudeste com cerca de meio metro e séries maiores nos mais expostos, especialmente durante as trocas de marés.

Assim como no último sábado – mas não tão intenso quanto – o vento sudeste constante deve ser uma ameaça à qualidade das ondas e textura do mar.

Dessa forma, uma das melhores pedida desse dia pode ser o período matinal e com vento mais brando, um pouco mais de pressão. Melhor ainda se esse suposto momento mais calmo do vento se estender ao longo da maré enchente.

No geral, um dia com expectativa modesta de tamanho e qualidade, além de piora no clima. Ainda assim, temos uma suave dose de ondas na costa, certamente melhores que no último sábado.

divisoria-tridente

DOMINGO – 25 DE OUTUBRO

 

TEMPO: Encoberto e com mais frio. Segue o risco de chuva leve.

VENTOS: Leste/sudeste virando leste, moderado a forte e acelerando.

ONDAS: Meio metro de sul subindo e podendo bater ou passar de 1m até o fim do dia.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL/SUDESTE, 10s, fraco + SUL, 11 a 12s, subindo ao longo da tarde.

TENDÊNCIA: O domingão traz a sequência do suave swell n.7 e provavelmente os primeiros sinais do n.8 até o fim do dia.

As ondas amanhecem na casa de meio metro/ meio metrão, ainda no embalo do sábado e com vento leste/sudeste “querendo” virar para leste. Quanto antes isso ocorrer, melhor para a definição dos picos-alvos e melhora na qualidade.

A expectativa é que o mar ganhe tamanho e o vento acerte de leste, já intenso, do meio para o fim de tarde, e por isso esse pode ser um dos melhores momentos do FDS.

Esse seria o começo do swell n.8, nascido em outro ciclone de médio porte na altura da Foz do Prata. Deve ser também o dia mais frio do FDS.

 

SEQUÊNCIA

Swell n.8 na 2ª e 3ª e lestada comendo praticamente a semana toda.

 

Segunda-feira: Um metro de sul, com possíveis maiores, com vento leste moderado a forte. Volta a esquentar.

Terça-feira: Um metro de sul/sudeste e vento leste a sudeste moderado.

Quarta-feira: As ondas viram para leste e quebram com cerca de um metrinho.

Quinta-feira: segue com um metrinho lestado, porém com vento leste ativo.

Sexta-feira: Um metro lestado, e com vento do mesmo quadrante ainda ativo.

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Ondas lestadas do swell n.8, agora com novo perfil de ventos.

Tudo indica que a lestada de longa duração cessa e com isso vem a melhor parte dessa ondulação de vento nos picos de leste.

Sábado promete boa intensidade e poucos ventos e domingo supostamente uma virada de tempo com sudoeste rasgando, o que também abriria várias opções de leste com terral, antes dessas ondas sumirem por completo.

Dentro desse cenário, poderemos ter o início do swell n.9 para o feriado de finados, aparentemente com qualidade ameaçada.

Quanto ao tempo, nesse feriado quase sempre chove e por enquanto a sinalização é essa mesma, além de possivelmente muito frio. Seguimos atentos.

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA CRESCENTE para CHEIA

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 24/10/2015     

01:43  1.1

07:15  0.1

14:02  1.2

20:02  0.2

 

DOM 25/10/2015   

02:19  1.2

08:06  0.1

14:28  1.2

20:39  0.2

 

Luminosidade.

Primeira luz: 06:01h

Nascer do Sol: 06:23h 
Pôr do Sol: 19:07h    
Última luz: 19:31h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Quando estiver entre os lobos, uive como eles.

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)