Blue room

LD 385 * MAIS UMA TRINCA * Swells n.15, 16 & 17

Salve!

A Primavera não deixou por menos e nos entregou mais uma semana de altas ondas, com direito a muitos tubos e sessions de gala. Sorte de quem pegou e desespero pra quem ficou aprisionado na Babilonia.

Mas Netuno pouco se intimida com a proximidade do verão e continua mandando um atrás do outro, mantendo a fase ativa do Atlântico Sul. Para esse FDS temos a continuação do swell n.15, rendendo um surf interessante focado no domingo.

Pra semana que vem já temos o swell n.16 na agulha para 3ª, 4ª e 5ª, com bom potencial, e possivelmente um n.17 ainda mais servido para o outro FDS. Por enquanto, o El Niño parece positivo na nossa conta.

E por falar nele, temos como destaque também a luz verde no domingo para o “Peahi Challenge”, primeira competição oficial da história em Jaws, com um enorme bomba esperada para o evento.

Além disso, no dia 8 abre-se a janela do esperado Pipe Masters, última e decisiva etapa do WSL 2015, onde tudo pode acontecer – incluindo obviamente um novo campeão mundial brasileiro, ou o bicampeonato de Gabriel. Vai Brasil!

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –5 DE DEZEMBRO

 

TEMPO: Nebulosidade Alta (céu esbranquiçado), temperaturas elevadas e risco de chuva rápida à tarde. Melhor dia de praia.

VENTOS: Sem vento pela manhã, sudeste moderado à tarde e leste suave no fim do dia.

ONDAS: Meio a um metro de sul, com as maiores pela manhã.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 11 a 12s, moderado e baixando + LESTE, 6s, fraco.

TENDÊNCIA: O sabadão traz o segundo dia de onda do swell n.15 (que teve ápice na 6ª) e potencial para cerca de um metro no mais expostos de sul a sul/sudeste pela manhã, baixando ao longo do dia.

A queda matinal tem bons indicadores de qualidade e vale a checada cedo, com maré seca e enchendo lentamente até cerca de 12:30hm, com baixa/média amplitude, e praticamente sem vento – ou uma brisa terral. Pode ser um dos melhores momentos do FDS, e quase certamente o maior.

Ao longo do dia poderemos ter a incidência de algum vento sudeste, mas nào parece consistente e não deve impossibilitar o surf. Sendo assim, ficamos ao sabor das variações de marés para planejar o surf, que deve rolar o dia todo.

Quanto ao tempo, pelo calor, ainda que sem sinalização de sol (mais para mormaço mesmo), também vale apostar na praia.

divisoria-tridente

DOMINGO – 6 DE DEZEMBRO

 

TEMPO: Tempo encoberto, temperaturas mais limitadas e risco de chuva intensa (e prolongada) no fim do dia/ início da noite. Início de uma nova frente fria.

VENTOS: Sudeste fraco a moderado, virando para sudeste ao longo da tarde.

ONDAS: Meio metro de sudeste a sul/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL/SUDESTE, 10s, fraco + LESTE, 7s, fraco.

TENDÊNCIA: O domingão deve ser um dia de mudança no tempo e ondas em franco declínio, devendo quebrar, na média, com cerca de meio metro de sudeste.

Os ventos agora viram de sudoeste desde cedo e assim ficam na maior parte do dia, girando para sudeste no do meio pro fim de tarde.

Sendo assim, pra quem quiser buscar a valinha, ciente de suas limitações, melhor ir pela manhã, ainda com menos vento e principalmente pelo risco de chuva (forte) na segunda metade do dia.

No geral, sem muita expectativa, tanto de ondas quanto de tempo, o que vier é lucro.

SEQUÊNCIA

Swell n.16 ilumina a semana!

 

Segunda-feira: Mar começa a se transformar e esboça os primeiros sinais do swell n.16, mais nítidos à tarde, ainda sem muita qualidade devido aos ventos ativos. Segue a chuva.

Terça-feira: Swell n.16 evolui e aquebra com 1 a 1,5m de sul, podendo render bons momentos. Tempo melhora.

Quarta-feira: Swell gira para mais para sul/sudeste e quebra com um metrão e possíveis maiores pela manhã e depois declina. Vento leste na área.

Quinta-feira: Meio metro/ meio metrão de sudeste, quase sem vento pela manhã.

Sexta-feira: Valinhas fracas, meio metrinho a meio metro de sudeste. Ao longo do dia, possível 1º contato do swell n.17, de sul.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Provável Swell n.17.

 

Correndo tudo bem, nossa Pelota aponta firme para um swell servido e com alto período capaz de bater ou passar 1,5m de sul, e com ventos inicialmente positivos!

Tempo deve esquentar ao longo do FDS e pode render um belo domingão!

Seguimos de olho!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA MINGUANTE

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 05/12/2015     

04:53  0.5

12:23  0.9

17:45  0.4

23:38  0.9

 

DOM 06/12/2015   

05:56  0.5

12:30  1.0

18:36  0.3

 

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:45h

Nascer do Sol: 06:08h 
Pôr do Sol: 19:34h    
Última luz: 19:58h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE APENAS OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Eu não o senhor do tempo, mas eu sei que vai chover.

CBJ

 

 

 

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!