liquid-surf-previsao-ondas-sao-paulo (10)-1600x1067

LD 380 * SAÚDE! * 8 anos de LD + Swells n.8, 9 & 10

Salve!

Após um FDS muito complicado de ondas e tempo, o início da última semana presenteou alguns felizardos com pelo menos dois ótimos dias de ondas e muito calor.

Mais uma vez o início da semana foi marcado por condições incríveis para quem pode caçar as ondas, tanto na 2ª quanto na 3ª feira.

Nesse momento temos a segunda parte do swell n.8 ganhando corpo na forma de um swell lestado de vento gerado próximo a costa e devendo ser a principal fonte de ondas para o feriadão. Com foco certo e atenção aos momentos certos, deve dar pra fazer um surf divertido.

Como de costume nessa data, a previsão é também de muita chuva e tempo complicado. Ainda bem que o sábado ainda deve nos oferecer uma praia interessante e possibilidade real de sol.

Momento crucial também na corrida pelo título mundial de surf de 2015, após a final brazuca em Portugal e com a inédita possibilidade de 3 brasileiros – Mineiro, Filipe e Medina – erguerem o caneco e mantê-lo no Brasil. Isso sem falar no meteórico ano de estreia de Ítalo Ferreira, quase certo “Rookie of the year”. Parabéns Filipe Toledo pela vitória em Portugal!

 

WQS MARESIAS COM SWELLS DE VERDADE!!

E pra aquecer as turbinas pro Havaí, temos já na próxima semana o SP Prime em Maresias pelo WQS com a nata do Brazilian Storm e uma porção de gringos do WSL também. Mais importante, teremos 2 swells de reponsa, com direito a HIGH SURF ADVISORY na janela de espera (3 a 9/Nov)! Esse promete…

 

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –31 DE OUTUBRO

 

TEMPO: Melhor dia de tempo do feriado! Sol com algumas nuvens, calor e sem sinalização de chuva (ainda). Praia garantida!

VENTOS: Brisa nordeste matinal, sudeste moderado no meio do dia, virando para leste ao longo da tarde.

ONDAS: Meio metrão a um metro de leste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 8s, moderado e baixando, atuando praticamente solo.

TENDÊNCIA: O sabadão de Halloween tem no cardápio as ondas da fase lestado do swell n.8, graças aos ventos que sopram deste quadrante na costa paulista desde 5ª.

A expectativa é de pressão razoável, podendo bater um metro nos mais expostos, porém ainda ameaçada pelos recentes ventos, situação típica deste perfil de ondulação.

Os ventos prometem dar uma brecha nesta manhã e é justamente aí uma das melhores apostas do dia – quanto antes, mais seguro, já que o sudeste deve voltar bem vivo ao longo do dia, e manter-se de leste até o fim de tarde.

Vale lembrar que a maré amanhece bem cheia e seca até meio dia e meia, com baixa/média amplitude, e diminuindo.

Outro destaque deve ser o tempo, trazendo o melhor que presenciaremos durante todo o feriadão!

divisoria-tridente

DOMINGO – 1 DE NOVEMBRO

 

TEMPO: Em costa a nova frente fria, cobrindo o céu e derrubando as temperaturas. Risco de chuva progressiva e contínua, começando a qualquer momento.

VENTOS: Sudoeste fraco a moderado dia todo, com eventuais brechas.

ONDAS: Meio metro lestado, com possíveis maiores pela manhã.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 7 a 8s, fraco a moderado, atuando praticamente solo.

TENDÊNCIA: O domingão traz a sequência do suave swell n.7 e provavelmente os primeiros sinais do n.8 até o fim do dia.

O Domingão de Todos os Santos e traz a continuação das ondas lestadas, declinando de leve mas ainda vivas, com potencial para cerca de meio metro com maiores nos mais expostos de leste.

O tempo deve mudar gradativamente e com ele a chegada do vento sudoeste. Dessa forma, os preferenciais de leste de cada região continuam sendo a melhor pedida, e agora com alguns deles oferecendo inclusive terral.

Dessa forma, vale focar nesses picos e atentar-se principalmente às pequenas variações de marés, devendo rolar um surf de pequeno porte ao longo de todo o dia.

Como destacado, o tempo fecha de vez e é esperado o início da chuva que deve se estender pela maior parte do feriado (ou por inteiro).

De quebra, completamos neste domingo 8 anos de serviços ininterruptos, 100% gratuitos e comprometidos de previsão de ondas no litoral paulista. Tim, tim!

 

SEQUÊNCIA

Swells n.9 e 10 apimentam a semana e podem trazer HIGH SURF!

 

Segunda-feira: As ondas lestadas continuam na área com cerca de meio metro e possíveis maiores ao longo do dia. Destaque para o intenso vento leste sinalizado na 1ª metade do dia (atrapalhando os preferenciais da vez) e a possibilidade de uma virada extrema para oeste/sudoeste durante a tarde, mudando totalmente o cenário caso isso ocorra. Dia que deve ser marcado por transformações no mar e muita chuva, como de costume no Dia de Finados.

Terça-feira: Meio a um metro de sudeste, com vento sudoeste. Ao longo da tarde já poderemos ter o primeiro contato do swell n.9, e as ondas podem passar de um metro de sul.

Quarta-feira: Ápice do swell n.9, com potencial para cerca de um metrão de sul, com vento fraco a moderado do quadrante sul (sudoeste a sudeste). Risco de muita chuva. Vale ficar atento.

Quinta-feira: Começa o dia com cerca de meio a um metro de sul e ao longo do dia é esperado o primeiro e bombástico contato do swell n.10, com as ondas de sul batendo ou passando 1,5m. Vento sudeste virando pra leste. Por enquanto, é HIGH SURF ADVISORY, e pode ficar do jeito!

Sexta-feira: O swell n.10 segue bombando, com potencial para 1,5m+ de sul/sudeste e aparente vento leste. Mais um dia pra ficar antenado!

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Swell n.10 garante o FDS!

Cenário positivo com a indicação da continuação do swell n.10, ainda devendo segurar pelo menos um mero/1m+ de sul, declinando e com padrão aparentemente calmo de ventos.

Temperaturas devem subir e o surf parece promissor, incluindo uma provável extensão para o início da semana seguinte.

 

Seguimos atentos.

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA MINGUANTE

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 31/10/2015     

05:02  1.0

12:26  0.5

16:21  1.0      

 

DOM 01/11/2015   

01:00  0.3

05:38  0.9

13:13  0.6

16:58  1.0

 

SEG 02/11/2015     

01:54  0.3

10:30  0.8

14:09  0.7

17:34  0.9

21:17  0.6

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:57h

Nascer do Sol: 06:18h 
Pôr do Sol: 1911h    
Última luz: 19:35h

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Valeu a todos pela força ao longo desse 8 anos de história do LD de forma independente e sem rabo preso. Viva a Pelota mais afiada do Brasil.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Sem saber que era impossível, foi lá e fez.

Jean Cocteau

 

 

FOTO: PEDRO ABREU

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!