liquid-surf-previsao-ondas-sao-paulo (21)-1600x1067

LD 378 * PRIMAVERA DELÍCIA * Swells n.6 & 7

Salve!

Após um FDS de boas ondas, um feriado de Dia das Crianças realmente divertido e o domínio de Gabriel Medina na França, Netuno segurou as pontas e guardou o novo swell n.6 para as próximas horas.

O calorzão que se fazia presente – e já deu espaço ao refrescante sudoeste – foi parte do processo de fermentação de um grande ciclone capaz de gerar uma ondulação de responsa. Ela promete começar a encostar ao longo da tarde de sábado e no domingo dá a martelada do HIGH SURF nos picos mais expostos, prometendo muita ação.

Essa nova bomba vem quase que sincronizada com o início do horário de verão e promete ainda um início de semana luminoso para que puder dar uma esticada na busca dos canudos.

De quebra, já temos indícios do swell n.7 a partir de 5ª, pra não aliviar o ritmo. A primavera segue em ritmo alucinante e a fase é das mais ativas!

Vamos direto ao que interessa, amanhã começa a brincadeira!

RESUMO LD

 

SÁBADO –17 DE OUTUBRO

 

TEMPO: Nova frente fria na área deixa o tempo encoberto e deixa as temperaturas bem mais frescas, fazendo um frio leve à noite. Possível garoa rápida ao longo do dia.

VENTOS: Sul/sudeste fraco a moderado o dia todo.

ONDAS: Meio metrinho a meio metro de sul subindo com mais vontade ao longo da tarde e podendo bater ou passar de 1m.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 8s, fraquinho + SUL, 6s, fraco + SUL, 15s, subindo gradativamente ao longo da tarde.

TENDÊNCIA: O sabadão amanhece ainda pequeno e lestado, na casa de meio metro, já começando a esboçar os primeiros sinais do n.6, de sul.

O vento sul/sudeste brando que pode marcar presença o dia todo sinaliza que a bordo do ciclone está por perto e representa uma ameaça a textura, mas não parece rasgar e impossibilitar o surf.

As atenções concentram-se na parte da tarde, quando séries demoradas e gradativamente maiores podem começar a pintar no horizonte – quanto mais tarde, maiores as chances.

Como o timing exato do swell nunca é preciso, vale ficar na espreita para aquecer as turbinas a partir da maré enchente e, quem sabe, se surpreender.divisoria-tridente

DOMINGO – 18 DE OUTUBRO

 

TEMPO: Segue encoberto, esfria mais e há risco de garoa ocasional.

VENTOS: Sudeste fraco a moderado (mais calmo cedinho), virando para leste e acelerando ao longo da tarde.

ONDAS: 1,5m a 2m de sul, com possíveis maiores nos mais expostos.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 13 a 14s, moderado a forte e no ápice + LESTE, 8s, fraquinho e caindo.

TENDÊNCIA: Buuummm!! Ápice do swell n.6 com direito a HIGH SURF ADVISORY!

Quanto ao domingo não há mais dúvidas e as ondas já deverão estar presentes com ótima pressão desde cedo, ficando apenas ao sabor das suaves variações de marés para determinar ao certo o momento exato do ápice.

Há potencial para bater ou passar de 1,5m de sul e os preferenciais podem vir ainda maiores. Ou seja, tem surf de verdade!

O fator chave do dia deve ser o vento, que entra de sudeste, inicialmente mais calmo e tende a girar para leste, acelerando. Quanto antes isso ocorrer, mais definidas ficam as melhores opções, uma vez que ativa-se o terral em picos selecionados.

Dia para ficar ligado e sair na busca, com condições e tamanho variando bastante de pico para pico e região para região em função do perfil da ondulação. O importante mesmo é que será o dia delas!

 

SEQUÊNCIA

Início de semana incrível e possível swell n.7 a partir de 5ª, após mais um calorão!

 

Segunda-feira: O swell n.6 começa a declinar, mas ainda segura ótima pressão e ganha leve influência de sudeste. Potencial para 1 a 1,5m (ainda com possíveis maiores), sob ação vigorosa do vento leste e intensificação do calor. Pra quem puder, vale com certeza o day off. Ou melhor, day ON!

Terça-feira: Um metro de sul/sudeste com brecha matinal nos ventos e mais lestada à tarde. Mais picos já devem funcionar a contento pela manhã. Calor explodindo.

Quarta-feira: As ondas perdem força, mas ainda deve restar meio a um metrinho no combo sul + leste, cada vez mais lestado. Destaque para os ventos positivos do quadrante norte e também o provável dia mais quente da semana.

Quinta-feira: Amanhece fraquinho e lestado e ao longo do dia poderemos ter os primeiros sinais do swell n.7, de sul com período elevado, mas aparentemente sem muito tamanho. Tempo refresca. Vale ficar atento ao fim de tarde.

Sexta-feira: Ainda um pouco incerto, mas sinalizando cerca de um metro de sul/sudeste e risco de vento sul acelerado.

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Continuação do Swell n.7 e bastante frio.

Como o mais provável é termos uma mistura de resíduo de swell de baixa pressão com um novo e gradativo swell de vento, o cenário fica mais volátil e incerto.

Por enquanto, a expectativa se encaminha para cerca de um metro de sul/sudeste virando para sudeste, e vento brando de sul virando para sudeste.

Destaque também para o tempo, que pode apresentar um FDS BEM FRIO e nublado… Seguimos atentos!

TÁBUA DE MARÉS

LUA CRESCENTE

Porto de São Sebastião, JÁ AJUSTADA PARA O HORÁRIO DE VERÃO:

SÁB 17/10/2015     

04:06  1.1

11:17  0.5

15:49  0.9

23:58  0.3

 

DOM 18/10/2015   

05:41  1.0

13:15  0.6

17:06  0.8

 

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:12h

Nascer do Sol: 05:35h 
Pôr do Sol: 18:09h    
Última luz: 18:32h

IMPORTANTE: NO DOMINGO SOME UMA HORA DEVIDO AO HORÁRIO DE VERÃO.

Temperatura da água: 24º. NEOPRENE OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Mais vale meio metro ao vivo que dois pela net.

 

FOTO: PEDRO ABREU

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!