liquid-surf-previsao-ondas-sao-paulo (23)-1600x1067

LD 374 * BEM -VINDA, PRIMAVERA!! * Swells n.14, n.1 & 2

Salve!

O inverno segue para seus momentos derradeiros, e a Primavera começa oficialmente na quarta-feira, dia 23, exatamente às 5:20h. Na prática, a estação das flores e das mudanças repentinas e imprevisíveis já se faz presente desde o início do mês, felizmente acompanhada de surf.

Nesta última semana passamos de um FDS de frio intenso típico do inverno direto para um clássico FDS de calor bombástico com cara do miolo do verão, mas com uma pequena diferença – teremos um ameno swell de período elevado, o décimo quarto e último da estação.

A expectativa é positiva e o com a volta súbita desta nova onda de calor, além do swell em si, o litoral deve literalmente ferver e ser invadido pelas massas. Prepare a paciência, o cooler e complete a água no radiador – a chapa já esquentou!

Vamos direto ao que interessa, antes que a cidade e as estradas travem por completo.

 

RESUMO LD

 

SÁBADO –19 DE SETEMBRO

 

TEMPO: Sol, calor e nada de chuva. Já dá pra ferver a areia.

VENTOS: Possível rápido noroeste pela manhã, sudoeste e depois sul, tudo fraco a moderado, e depois aliviando no fim de tarde.

ONDAS: Meio a 1m de sul/SE, subindo e podendo bater ou passar de um metrão até o fim de tarde.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 10 a 12s, fraco a moderado, subindo de leve + LESTE, 7 a 10s, suave.

TENDÊNCIA: O último FDS do inverno vem novamente com um swell moderado sob medida, desta vez acompanhado de tempo de gala e um pacote ameno de ventos.

A expectativa é que o swell encoste gradativamente ao longo do dia, incluindo elevação de período de 10 para 12s, com as maiores séries passando de 1m nos preferenciais mais expostos de sul a sul/sudeste durante a tarde. O pacote inclui ainda variações baixas de marés, afetando menos as condições.

Sendo assim, vale o confere logo cedo, ainda sem o potencial máximo do dia, e sob vento noroeste virando para oeste/noroeste, graças a uma pequena célula de baixa pressão próxima ao litoral. Estes tendem a girar um pouco ao longo do dia (para sudoeste e depois sul), suavizando pro fim de tarde.

As ondas devem ganhar pressão de forma progressiva e séries mais demoradas, fortes e possivelmente fechando um pouco devem pintar no horizonte, devendo rolar surf o dia todo e valendo umas fichas também no fim de tarde.

No geral, é armar a base com proteção de sol e ficar de olho, praia cheia e surf de pé!

 

divisoria-tridente

DOMINGO – 20 DE SETEMBRO

 

TEMPO: Mais um dia de calor insano e possivelmente ainda mais intenso que sábado. Sol trincando e sem chuva.

VENTOS: Sem vento pela manhã, sul a sul/sudeste fraco a moderado durante o dia e leste fraco ao longo da tarde.

ONDAS: Um metrão a um metrão de sul a sul/sudeste, com possíveis maiores nos mais expostos.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 12s, moderado + LESTE, 7s, suave.

TENDÊNCIA: O swell n.14 agora já amanhece plenamente estabelecido na área, voltando ao padrão “normal” de ventos (após o pequeno centro de baixa se dissipar) e com tempo seguindo esturricando.

O surf de período ligeiramente elevado segue com bom potencial e pode render uma diversão, inclusive com bom tamanho, o dia todo.

Logo cedo devemos ter um momento interessante, sem vento, e ao longo do dia o maral típico dos dias de calorzão deve soprar, mudando a textura, mas não devendo impedir o surf.

Mais um dia pra caprichar no protetor solar e ficar de olho no outside, pois deve ser produtivo!

SEQUÊNCIA

Swell n.14 garante surf até a chegada da primavera. E já temos o primeiro da nova estação na agulha! Sol e calor a semana toda.

 

Segunda-feira: Segue com ondas de sul na casa de 1m/1m+, sem vento pela manhã e com leste no fim de tarde. Tá valendo.

Terça-Feira: Matem pressão para pelo menos 1m de sul, podendo baixar ao longo do dia. Repete os ventos e calor de 2ª feira.

Quarta-Feira: A primavera começa muito quente e ainda no embalo do último do inverno, restando cerca de meio a um metro declinante de sul.

Quinta-feira: Aqui estão os indícios da primeira ondulação da primavera, chegando com alto período e potencial para subir gradativamente e passar de 1m até o fim do dia, valendo ficar de olho.

Sexta-feira: O swell n.1 ainda está inconsistente, mas parece desde já render 1m ou mais nesta manhã, baixando ao longo do dia. Pode ser um de temperaturas explosivas (entre 5ª e 6ª).

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Muda TUDO!

 

Pra quem acha que já entramos no verão, não se engane: isso é primavera e Netuno ainda tem muitos truques na ponta do tridente!

Nossa afiada pelota vem captando fortes indícios de que poderemos ter um intenso ciclone na altura da foz do Prata se desenvolvendo de 5ª para 6ª, e isso deve mudar simplesmente tudo!

A onda de calor se desfaz e as temperaturas despencam novamente (mais frio no domingo), o vento entra com tudo de sudoeste e a chuva deve marcar presença.

Dentro desse cenário, é esperado que tenhamos um novo swell de sul com período de vento, subindo balançando e alinhando gradativamente, devido a proximidade do ciclone com a costa.  O potencial exato ainda é incerto, mas pela intensidade da atual bolha de alta, pode vir um monstrinho!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA CRESCENTE

Porto de São Sebastião:

SÁB 19/09/2015 

 

00:26  0.4

05:02  1.0

12:19  0.5

16:35  0.9

 

DOM 20/09/2015  

01:23  0.4

05:49  0.9

13:45  0.6

17:00  0.8

21:58  0.7

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:39h

Nascer do Sol: 05:57h 
Pôr do Sol: 17:53h    
Última luz: 18:16h

Temperatura da água: 23º. NEOPRENE APENAS OPCIONAL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Quando o imprevisível se torna a regra, o óbvio vira a exceção.

 

 

FOTO: PEDRO ABREU

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!