Porto_Covo_July_2011-1-1600x981

LD 373 * A CERTEZA MAIS IMPORTANTE * Swells n.13 & 14 *

Salve!

Setembro pode até trazer dúvidas, surpresas, imprevistos, mas o importante, e garantido, é teremos um novo swell garantido para esse FDS! Parece bem servido, e como de costume nesta época específica do ano, pode surpreender – para um lado ou para o outro.

O fator-chave, novamente, deve ser a direção e intensidade do vento, que deve oscilar um pouco e acarretar em variações grandes na qualidade das ondas, assim como as próprias amplas variações de marés.

O certo, também, é que teremos uma intensa frente fria para escoltar o swell n.13 e ajudar a filtrar a multidão das praias, ainda mais que o último FDS foi prolongado. Nada que uma borracha não resolva.

Vamos direto ao que interessa, onde pudermos iluminar o caminho a pelota acende!

 

RESUMO LD

 

SÁBADO –12 DE SETEMBRO

 

TEMPO: Nova frente fria derruba as temperaturas, mantendo o tempo encoberto e trazendo risco de alguma chuva, especialmente cedo..

VENTOS: Sul/sudeste moderado a intenso pela manhã, aliviando e girando para sudeste e leste/sudeste ao longo do dia .

ONDAS: Um metrão a 1,5m de sul.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL/SO, 8 a 9s, moderado a forte + LESTE, 8s, bem fraco.

TENDÊNCIA: Opa, sob medida para o FDS, encosta o swell n.13 com bom potencial e o tempero de setembro, uma pitada de imprevisibilidade.

As ondas entram de sul com razoável influência de sudoeste e potencial para chegar passar de 1m nos picos mais expostos, podendo até mesmo bater ou passar 1,5m nas trocas de marés.

O ponto de atenção deve ser os ventos, já que a borda das pistas que geraram a ondulação ainda está perto, e por isso logo cedo a qualidade das ondas ainda deve ficar ameaçada. Ao longo do dia o vento suaviza e gira, e é aí que entra o elemento surpresa, atrelado também às amplas variações de marés.

A expectativa é que o mar já comece a alinhar e melhore as condições. O quanto, só quem estiver lá fora vai saber. Que as ondas façam nossa alegria!

Tempo rude e frio de inverno, com praia só pros fortes.

 

divisoria-tridente

DOMINGO – 13 DE SETEMBRO

 

TEMPO: Parcialmente encoberto, ainda bem frio e com risco de garoa fina.

VENTOS: Leste a leste/sudeste moderado e acelerando ao longo do dia.

ONDAS: Um metrão a 1,5m de sul.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUL, 10 a 11s, moderado a forte, atuando praticamente solo.

TENDÊNCIA: O swell n.13 segue com boa potência e bem definido de sul, tendo como principal novidade ventos agora mais definidos mais de leste.

Na verdade, ainda podemos ter alguns momentos de leste com um pouco de sudeste, e esses poucos graus de oscilação podem ser a diferença entre terral e lada (ou até mesmo maral) nos picos mais favorecidos da vez.

Além disso, também deveremos ter uma subida gradual no período de pico, o que também deve influenciar a potência das ondas.

No geral, um inteiro de ondas, devendo ganhar mais tamanho e com ventos mais ativos na segunda metade do dia. Sabendo procurar, são boas as chances de pontuar um surf de responda.

SEQUÊNCIA

Segunda-feira intensa e ondas a semana toda!

 

Segunda-feira: Segue potente, com cerca de 1,5m de sul e ainda possíveis maiores nos mais expostos. Vento leste acelerado e tubos comendo onde eles costumam aparecer. Pra quem puder, tá valendo!

Terça-Feira: Combo com o swell de sul declinante e ondas de leste de baixo período. Como a lestada continua, picos de sul a sul/sudeste continuam na vantagem, com cerca de 1m declinante, mas já subindo nos picos de leste.

Quarta-Feira: Um metro lestado, agora com ventos ajudando os preferenciais deste quadrante, favorecendo a maioria dos picos do Guarú, Ubatuba, Bertioga e Caraguá.

Quinta-feira: Meio a um metro lestado, também recebendo uma raspa de sul com alto período. Dia quente e vento noroeste pela manhã ajudam.

Sexta-feira: Nova frente fria e possíveis primeiros sinais do swell n.14.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Swell n.14 parece ganhar força, mas ainda não está firme.

 

As movimentações no Atlântico Sul não parecem muito consistentes, e por isso a leitura de longo prazo ainda é instável.

No entanto, o esperado nesse momento é que as ondas ganham tamanho gradativamente e domingo seja o maior dia, podendo passar de um metro de sul, e com período mais elevado.

Surge também a possibilidade de um novo centro de baixa se desenvolver em frente ao nosso litoral, e por isso poderemos ter ventos intensos e mudando de quadrante entre sábado e domingo. Ainda assim, indícios de que teremos alguma dose de sol.

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA NOVA

Porto de São Sebastião:

SÁB 12/09/2015 

00:58  1.2

08:15  0.1

13:43  1.2

20:24  0.2

 

DOM 13/09/2015  

01:34  1.3

08:49  0.1

14:08  1.2

21:00  0.1

 

Luminosidade.

Primeira luz: 05:40h

Nascer do Sol: 06:04h 
Pôr do Sol: 17:51h    
Última luz: 18:13h

Temperatura da água: 21º. NEOPRENE ALTAMENTE RECOMENDÁVEL.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Quando o prato principal é bom, a entrada é o de menos. 

 

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!