H. Ritts

LD 371 * MÁQUINA LIGADA * Swells n.10, 11 & 12

Buenas!

A fase ativa se concretizou e Netuno se empolgou, acabando com longa bolha de lata pressão que enfezou nosso país! Os swells estão pintando de forma sequencial e o Atlântico segue com fôlego para mais, já com o Swell n.10 para o FDS.

Ele será o filho da Tormenta de Santa Rosa, tendo como novidade (em relação a prévia do último FDS) uma pitada de sul no mix de ondas para sábado, e por isso rendendo um surf mais de sudeste neste dia e mais lestado no domingo, tudo com tempo bom. É ameno, mas tem surf!

Já para a semana que vem temos os indícios do swell n.11 a partir de 4ª e o swell n.12 para sexta, já apontando para um feriado de Independência de altas ondas. As bombas estão no radar!

Vamos aproveitar que o LD saiu mais cedo e ir direto que interessa!

 

RESUMO LD

 

SÁBADO –29 DE AGOSTO

 

TEMPO: Só alegria! Após uma madrugada fria, o sol vem com tudo e brilha sozinho em céu azul. Temperaturas sobem bem ao longo do dia e não chove. Praia garantida.

VENTOS: Brisa nordeste pela manhã, breve sudeste no meio do dia e leste/nordete ao longo da tarde.

ONDAS: Meio a um metro de sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: SUDESTE, 13 a 14s, suave + LESTE, 8s, fraco + SUL, 9s, suave

TENDÊNCIA: O swell n.10 vem moderado e com tempo ótimo, na forma de uma combo que misturas 3 influências diferentes – sudeste, leste e sul.

Essa mistura deve trazer ondas prevalecendo de sudeste (com ondas na maioria da costa paulista), trazendo um surf divertido e até que com indícios razoáveis de qualidade.

Destaque para as extremas variações de marés, incluindo maré negativa (-0.1) por volta das 8:40h. Picos que funcionam bem com maré bem seca tendem a funcionar por volta desse horário, ajudados também pelos ventos fracos.

Ao longo do dia os ventos aceleram um pouco, mas nada muito intenso, com no máximo moderada intensidade. Entrando o esperado leste, pode dar uma condição bacana nos picos que o recebem como terral, e não chegando a destruir onde ele pega de frente – nas últimas semanas os alertas de vento leste não vingaram como o esperado.

De uma maneira geral, tem um surf for fun na maioria dos picos, e com praia de gala.

 

divisoria-tridente

DOMINGO – 30 DE AGOSTO

 

TEMPO: O sol segue predominando e garantindo uma praia de primeira, incluindo ainda mais calor no meio do dia. Sem risco de chuva.

VENTOS: Noroeste calmo pela manhã e depois sudeste, virando pra leste. Devem ser mais calmos que no sábado, com fraca a moderada intensidade.

ONDAS: Meio a um metrinho de leste/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 8s, fraco + SUDESTE, 14s, suave.

TENDÊNCIA: Assim como o último FDS, o domingão promete mais calor e ondas definidas de leste sudeste, ajudadas pelos ventos mais calmos em relação ao sábado.

Como a influência de sul praticamente zera, as ondas de leste (baixo período) + sudeste (alto período) passam a ser as influências primárias.

Mesmo perdendo um pouquinho de pressão, dá pra pegar mais de meio metro nos preferenciais de leste a leste/sudeste – que também devem ser ajudados pelo noroeste matinal e ventos mais brando durante o dia.

Novamente, a grande variação de marés deve ser um fator determinante para a qualidade e um tamanho extra nas ondas, e naturalmente variando de pico para pico.

Mais um dia de ondas divertidas, com vantagem para os picos do Guarujá e Ubatuba.

Quanto ao tempo, não há do que reclamar, como em quase todos os FDS deste inverno!

 

SEQUÊNCIA

Swells n.11 & 12 a partir de 4a

 

Segunda-feira: Swell n.10 baixa e fuca bem lestado, rendendo cerca de meio metro com possíveis maiores em Ubatuba. Calorzão bom e vento noroeste pela manhã.

Terça-feira: Meio metrinho lestado, mais sol e ventos na mesma.

Quarta-feira: Primeiros sinais do swell n.11, reagindo gradativamente de sul e podendo bater ou passar de 1m até o fim do dia, supostamente com vento leste. Pode dar um fim de tarde explosivo, possível H.S.A.. Vale ficar de olho, pois essa movimentação está bem instável e pode vir uma bomba, bem como murchar.

Quinta-feira: O swell n.11 parece declinar, mas segue predominando de sul, com boa pressão. Melhor apostar no surf cedo, pois a formação de um ciclone bem próximo a costa pode trazer violentos ventos de sudoeste, e acabar com a diversão. Último dia de calor.

Sexta-feira: Caso o novo ciclone se concretize, teremo o swell n.12 e pode dar um H.S.A. de sul, mas desde já há risco de os ventos de sudoeste destruírem tudo, com chuva e frente fria.

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Swell n.12 ganha mais reforços e enche o feriadão de esperança.

Caso o cenário que se desenha agora se confirme, nossa Pelota Mágica aponta para um feriado de 7 de Setembro de muita ação, com ondas de ponta e inclusive um possível segundo estágio ao longo do FDS.

Poderemos ter altas, inclusive com H.S.A., com o provável ápice no FDS. Fora isso, tempo em recuperação após a frente fria e indícios de uma nova lestada nos ventos.

Cruzemos os dedos e aguardemos, o feriadão promete!!

 

TÁBUA DE MARÉS

LUA CHEIA

Porto de São Sebastião:

SÁB 29/08/2015     

02:28  1.2

08:39  -0.1

14:39  1.2

21:09  0.2

 

DOM 30/08/2015   

02:53  1.2

09:23  -0.1

14:47  1.2

21:49  0.2

 

Luminosidade.

Primeira luz: 06:54h

Nascer do Sol: 06:18h 
Pôr do Sol: 17:46h    
Última luz: 18:08h

Temperatura da água: 21º.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Quem não estima a vida não a merece. 

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!