O diamante da Namibia

LD 369 * AGOSTO SECO * Ainda no Swell n.7 + Swell n.8

 

Salve!

Isso não é mais uma bolha de alta pressão, é uma redoma! O enorme escudo meteorológico continua nos blindando de umidade, mas ao menos, conforme o previsto, permitiu a formação de tempestades capazes de gerar pulsos de alto período para nosso litoral.

Graças a eles, o surf esteve presente com bom tamanho ao longo da semana e chegamos a receber séries na casa de 1,5m no ápice. A correnteza escoltou essas ondas em boa parte dos picos, assim como os ventos vespertinos, mas mesmo assim tivemos ótimas oportunidades durante as manhãs.

Para esse FDS, teremos a continuação das ondas lestadas desta semana, mas quase sem o pulso de sudeste que deu a verdadeira subida – e ápice – dessa semana. Sendo assim, condições declinantes, mas ainda ativas de surf. Por outro lado, variações de marés cada vez mais amplas ajudam a dar uma força extra durantes as trocas. Mesmo baixando, ainda tem surf.

Para a semana que vem temos a perspectiva do swell n.8 para a segunda metade da semana, de sul, e também alguma chuva, além de uma nova frente fria.

A big bolha não será rompida, mas sim deslocada para o meio do Atlântico, abrindo espaço para essa suposta frente fria com alguma chuva. Não dá nem pra comemorar, pois a tendência é que outra bolha venha e ocupe seu lugar. Mas se chover um pouco, já ajuda.

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –15 DE AGOSTO

 

TEMPO: Tempo estável, seco e ensolarado. Risco zero de chuva e praia de luxo.

VENTOS: Brisa norte pela manhã, sudeste moderado ao longo do dia e leste/nordeste  mais do meio para o fim de tarde.

ONDAS: Meio metro lestado com maiores nos mais expostos, especialmente nas trocas de maré.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 8s, suave + LESTE/ SUDESTE, 10s, fraquinho e miando + SUL, 15s, casquinha micro no fim do dia.

TENDÊNCIA: O Sabadão traz um surf lestado e declinante com muito sol e pouco vento pela manhã. Não teremos a mesma pressão de 5ª e 6ª, mas dá pra se divertir.

O mix da vez conta com ondas de leste de baixo período (graças a longa bolha de alta pressão), o resíduo do reforço de sudeste, baixando bem e já pequeno (responsável pelo pump de 5ª) e o início tímido de um novo e fraco pulso de sul, passando bem por fora e podendo trazer alguma micro reação na segunda metade do dia.

Na prática, as melhores apostas continuam sendo os mesmos picos dos últimos dias – os preferenciais de leste a leste/sudeste de cada região, onde dá pra acreditar num surf divertido acima de meio metro, com as prováveis maiores do estado em Ubatuba e Ilhabela.

Nos picos de sul a situação deve ser bem fraca e a esperança – bem modesta, fica por conta do possível primeiro contato do novo pulso de sul.

A queda matinal merece atenção, pelos ventos amenos e positivos, aproveitando ainda do resíduo de período mais alto (já bem enfraquecido) e também da maré secante, antes de atingir o pico, por volta das 9:20h.

Ao longo do dia é esperado um sopro um pouco mais intenso de sudeste, podendo prejudicar a textura e formação. Daí em diante, é esperado que o vento vire para leste e amenize.

Quanto ao tempo, só alegria. Praia de luxo mais uma vez.

 

divisoria-tridente

DOMINGO – 16 DE AGOSTO

TEMPO: Nada muda, mais um dia incrível de praia garantidíssimo. A única novidade é que esfria um pouco mais na madrugada para 2ª feira.

VENTOS: Bem parecido com sábado, só que menos intenso no meio do dia. Brisa norte pela manhã, sudeste ao longo do dia e leste/nordeste mais tarde.

ONDAS: Meio metrinho a meio metro, com possíveis maiores nas trocas de marés.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 7s, suave + SUL, 13s, fraco.

TENDÊNCIA: O domingão perde pressão em relação ao sábado, mas vai zerar a brincadeira!

As ondas de leste de baixo período seguem sendo o prato principal – o pulso de sudeste já era – aora com um micro reforço de sul, bem suave e espaçado.

Sendo assim, a expectativa é de cerca de meio metrinho a meio metro de maneira geral, graças ao mini combo leste + sul.

O padrão de ventos repete o script de sábado, porém mais brando, e tende a não comprometer a brincadeira de pequeno de porte.

SEQUÊNCIA

Começo de semana lestado e Swell n.8 com frente fria a partir de 5ª!

 

Segunda-feira: Segue o mini combo, com potencial para meio metrinho a meio metro, melhor pela manhã, sem vento.

Terça-feira: leve ganho de pressão de leste, devendo render cerca de meio metro. Mai suma vez, sem vento pela manhã,

Quarta-feira: Sem grandes mudanças, com até meio metro lestado. Possível reação de sudeste no fim do dia.

Quinta-feira: Swell n.8 encosta de sul e as ondas podem bater ou passar de 1m ao longo do dia. Potencial e condição dos ventos ainda em aberto, situação instável. Nova frente fria limita o calor e traz, enfim, risco de chuva.

Sexta-feira: Ainda com potencial instável, mas quase certo que o surf segue de sul com bom tamanho.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Sequencia do swell 8

Tudo indica que deveremos ter a continuação do swell n.8, de sul, podendo trazer um sábado de ALTAS caso o atual cenário de confirme! E dessa forma, o domingo, mesmo que declinante, também estaria garantido.

Atenção também para a possível formação de um novo sistema de baixa próximo a costa, podendo trazer, no domingo, ventos ativos de sudoeste, virada de tempo e frente fria.

Seguimos atentos!

TÁBUA DE MARÉS

LUA NOVA

Porto de São Sebastião:

SÁB 15/08/2015     

01:47  1.2

09:19  0.0

14:36  1.2

21:30  0.2

 

DOM 16/08/2015   

02:23  1.2

09:53  0.1

15:04  1.2

22:06  0.2

 

Luminosidade.

Primeira luz: 06:06h

Nascer do Sol: 06:30h 
Pôr do Sol: 17:41h    
Última luz: 18:03h

Temperatura da água: 22º.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!

Liquid Dreams

Fazer o bem é como surf de um dia só: bate e volta! 

 

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!