10-fotos-para-quem-gosta-de-surf-2

LD 367 * VERANICO PARTE II * Swells n.6 & 7

Salve!

A bolha de alta pressão atinge seu ápice e segue repelindo tempestades e chuvas de nossa região. Como rege a cartilha, o combustível para o surf têm sido ondas de vento do quadrante leste, de pequeno porte, enquanto o sol segue imperando diariamente.

No entanto, estamos no inverno e essa é a hora em que o hemisfério sul fica mais ativo em termos de tempestades. Elas existem e também estão presentes no Atlântico Sul, mas abaixo (em latitudes mais altas) da grande redoma atmosférica que nos blinda, e além disso, também são cuspidas mais rapidamente em direção a África.

Na prática, temos novas ondulações e pulsos a caminho, ainda que sem muito tamanho ou duração justamente pelos fatores citados.

Amanhã, sábado, ainda segue tudo na mesma. Mas a partir de domingo já podemos ter um leve reforço e a partir de 2ª tem o swell n.6 pra abrir de fato a porteira para uma semana recheada de ondas. Nada muito grande mas, com bons indicativos de qualidade e sol de ponta a ponta, pois temos também o n.7 na agulha.

Aliás, o sol deve seguir firme por pelo menos mais nove dias – sem chuva – e certamente a pauta dos reservatórios de água da capital voltará à tona, enquanto olhos, garganta e nariz vão cada vez mais sentindo a secura relativa do ar. Mais um motivo pra ir pra água, e melhor ainda se for salgada.

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –1 DE AGOSTO

 

TEMPO: O melhor que o inverno pode proporcionar. Após uma noite fria, amanhece com névoa, que tende a se dissipar rapidamente. Daí em diante o sol domina a cena em céu de brigadeiro. Praia de luxo.

VENTOS: Sem vento ou apenas uma brisa matinal de noroeste, sudeste fraco ao longo do dia e leste/nordeste suave do meio pro fim de tarde.

ONDAS: Meio metrinho lestado, com maiores nos mais expostos.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 9s, fraco e solitário.

TENDÊNCIA: Seguimos na base do pulso lestado dos últimos dias, sem grandes expectativas, mas podendo rolar uma brincadeira despretensiosa e valorizada pelo incrível dia de sol.

Para quem estiver no apetite da marola, as melhores pedidas seguem sendo os preferenciais de leste do estado, com a situação entre flat e quase flat nos picos de sul.

Um dos pontos que certamente colaborarão para dar uma forcinha nas ondas, literalmente, deve ser as enormes variações de marés

Logo cedo, como quase sempre nesse cenário, deve ser uma boa pedida. Vento favorável e meia maré secante estão no pacote, valendo uma menção para o pico da seca por volta das 9:45 trazendo uma maré negativa (-0.1). Boa ocasião para observar pedras que passam quase o ano inteiro submersas.

Ao longo do dia não há variação importante de pressão e nem ventos agressivos, então a tábua de marés segue sendo importante para extrair o melhor das valinhas.

divisoria-tridente

DOMINGO – 2 DE AGOSTO

TEMPO: Segue Irretocável e na mesma pegada de sábado. Demais.

VENTOS: Sem vento ou apenas uma brisa matinal de nordeste, sudeste fraco a moderado ao longo do dia e leste/nordeste do meio pro fim de tarde.

ONDAS: Meio metrinho lestado, com maiores nos mais expostos. Possível ligeira reação no fim de tarde.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 9s, fraco + SUDESTE, 12s, fraco.

TENDÊNCIA: deve amanhecer no mesmo porte da véspera, seguindo o script de da tábua de marés e sua montanha russa de variações. Ou seja, meio metrinho nos picos de leste, com possíveis maiores nos mais privilegiados.

A chance de uma eventual melhora fica por conta de um possível primeiro contato do swell n.6 (esperado para 2ª), mais provável nas últimas horas do dia, quando a maré estará cheia e começando a secar.

Se estiver tranquilo, vale a pena ficar na praia até o fim do dia para conferir esta possibilidade – a aproveitar e desfrutar de mais um fim de tarde incrível.

 

SEQUÊNCIA

Swells n.6 e 7 renovam os ânimos. Sol segue firme.

 

Segunda-feira: Swell n.6 encosta suave, com potencial para cerca de meio a um metrinho. Vento noroeste pela manhã deve ajudar.

Terça-feira: Novo reforço de sul deve dar uma levantada no n.6, podendo render cerca de um metrinho a um metro de sul/sudeste. Essa manhã promete, com vento noroeste. Durante a tarde vira para sudoeste. Vale ficar de olho nesse dia também.

Quarta-feira: Potencial para cerca de meio metro a meio metrão. Ao longo da tarde já poderemos receber o começo do rápido swell n.7. Caso isso ocorra, pode bater um metro de sul. Ventos amenos o dia todo, surf’s up!!

Quinta-feira: Meio metrão de sul, baixando e virando para sudeste.

Sexta-feira: Meio metro de sudeste.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Possível segundo estágio do swell n.7 & mais sol

 

A boa nova para o próximo FDS é a possibilidade real de um rebote do swell n.7, na forma de pump de sudeste, suave, mas de alto período.

Caso se confirme, o potencial fica em torno de meio a um metro de sudeste.

Por outro lado, já temos também a sinalização de uma nova e intensa lestada nos ventos, podendo durar todo o FDS.

Quanto ao tempo, tudo indica que o sol não arreda o pé.

TÁBUA DE MARÉS

LUA CHEIA

Porto de São Sebastião:

LUA CRESCENTE

SÁB 01/08/2015     

03:13  1.1

09:45  -0.1

15:24  1.2

22:15  0.3

 

DOM 02/08/2015   

03:19  1.1

10:28  0.0

15:30  1.1

22:56  0.4

Luminosidade.

Primeira luz: 06:15h

Nascer do Sol: 06:39h 
Pôr do Sol: 17:35h    
Última luz: 17:58h

Temperatura da água: 22º.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!!

Liquid Dreams

Toda bolha um dia estoura.

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!