rVvORijmSGFcCD1Qin5e_2014-02-23 06.21.30 1-1200x900

LD 366 * TUDO NOVO * Swell n.5

Semana importante para surf paulista, com o maior swell do inverno e um dos maiores do ano. Muita potência e vento terral em picos selecionados para quem pode aproveitar, com alguns alternativos funcionando e também favorecendo o tow in nos mais expostos.

Passada a big bomba, as atenções agora se focam no swell n.5, uma ondulação capciosa (aka “tricky”) e bastante instável, reunindo fatores que costumam deixar os modelos de previsão bastante confusos.

O certo é que, nem de perto deveremos ter as bombas dos últimos dias, e estaremos abertos para algumas surpresas. O vento sudoeste não deverá ser uma delas, e será crucial para a escolha dos picos.

Vamos ao que interessa!

RESUMO LD

 

SÁBADO –25 DE JULHO

 

TEMPO: Nova frente fria. Tempo encoberto, chuvoso e com temperaturas despencando ao longo do dia. Esfria bem.

VENTOS: Sudoeste moderado a forte o dia todo, podendo rasgar em alguns momentos.

ONDAS: Meio a um metro de leste/sudeste.

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 9 a 10s, moderado + SUL/SUDESTE, 9 a 10s, fraco.

TENDÊNCIA: Virou o disco! O bombástico swell n.4 ficou pra trás e dele sobrou só um fiapo. As ondas da vez agora são do swell n.5, uma ondulação de vento nascida bem próxima a costa e com grau mais elevado de dificuldade na previsão.

A fonte é um centro de baixa, quase um ciclone, típico de março, devendo trazer ondas lestadas bem mais modestas que as do último evento. Situação que pode trazer surpresas, e por isso optamos por uma previsão mais conservadora, com cerca de meio a um metro de leste/sudeste.

Um dos destaques do dia será o intenso vento sudoeste, que acompanha impulsionado pelo sistema citado acima, que deverá predominar durante todo o dia.

Sendo assim, esqueça as ondas do meio da semana e os picos que brilharam e mude o foco para os preferenciais de leste a leste/sudeste que aceitam o vento sudoeste, independentemente do tamanho das ondas. Há diversas opções, especialmente no Guarujá, Bertioga, Ubatuba e até mesmo Caraguá.

Como a pressão das ondas promete ser linear e o vento constante, o melhor a fazer é planejar suas quedas por conta de como a tábua de marés afeta cada pico, lembrando que o amanhece com meia maré enchente e esse já pode ser um bom momento.

Vale destacar que a esses ventos também devem gerar, gradativamente, ondas de sudoeste para os picos de sul, obviamente sob maral.

Quanto ao tempo, tudo cinza, frio (e esfriando mais) e com risco de chuva. Neoprene recomendável.

divisoria-tridente

DOMINGO – 26 DE JULHO

TEMPO: Segue bem frio e não esquenta nem no meio do dia, mas ao meos agora nào chove e o sol volta com tudo, devendo predominar. E sol de inverno é sempre bem vindo!

VENTOS: O sudoeste segue bem ativo com moderada a forte intensidade, mas já deve vir um pouco mais ameno que a véspera. Ao longo da tarde deve perder mais intensidade e assim termina esse round de sudoeste.

ONDAS: Um metrinho a um metro

DIREÇÃO E PERÍODO: LESTE, 9s, moderado + SUL/SUDESTE, 9s, MODERADO + SUDOESTE, 8s, fraco a moderado.

TENDÊNCIA: O Swell n.5 vem com uma mistura confusa de influências e o dia é mais uma vez sujeito a surpresas. A única certeza é que o grosso do swell vai pra Santa Catarina, e aqui fica mais para uma rebarba com influências diversas.

Mais uma vez o vento sudoeste marca presença, podendo aliviar ao longo da tarde. Esse volta a ser um dos principais pontos de influência para a escolha dos picos para o surf.

Dentro desse cenário difuso, dá pra apostar no surf nos mesmo picos de sábado e também em alguns picos de sul/sudoeste, apesar do vento maral.

O sol deve voltar, mas não esquenta muito. Boa sorte na busca!

 

SEQUÊNCIA

Surf lestado e sol voltando com tudo!

 

Segunda-feira: Meio a um metro de sudeste, sem vento pela manhã. Deve alinhar um pouco mais.

Terça-feira: Meio a um metro de sudeste, agora com um fraco pulso de sul de alto período. Muito sol e sem vento pela manhã.

Quarta-feira: Meio a um metrinho de leste, baixando ao longo do dia.

Quinta-feira: Meio metro lestado.

Sexta-feira: Meio metrinho a meio metro lestado.

 

PRÉVIA do PRÓXIMO FDS 

Valas lestadas + possível suave pulso de sul

As valas lestadas na casa de meio metro parecem garantidas, e ainda poderemos contar com mais uma rebarba de sul, mais ou menos com a mesma potência.

Sendo assim, melhor contar com cerca de meio metro/ meio metrão, com padrão ameno de ventos e muito sol. Vamos acompanhando.

TÁBUA DE MARÉS

LUA CRESCENTE

Porto de São Sebastião:

LUA CRESCENTE

SÁB 25/07/2015     

03:36  0.4

10:02  0.9

15:51  0.5

23:06  0.9

 

DOM 26/07/2015   

04:36  0.4

11:13  1.0

17:26  0.5

23:54  1.0

Luminosidade.

Primeira luz: 06:19h

Nascer do Sol: 06:43h 
Pôr do Sol: 17:32h    
Última luz: 17:55h

Temperatura da água: 22º.

divisoria-tridente

Por enquanto é isso aí.

Abraço e boas ondas!!

Liquid Dreams

Permita-se a surpresa.

 

 

* Cadastre-se no nosso site para receber sempre antes as previsões (mesmo se já era cadastrado no site antigo)

A Previsão de Ondas #1 para o litoral de São Paulo!
 
Cadastre-se e receba a previsão de ondas fresquinha diretamente em seu e-mail!